POLÍTICA DE PRIVACIDADE - SMARTSAVE

A SmartSave, alinhada às melhores práticas globais, adotou como um dos seus pilares a proteção da privacidade e dos dados dos clientes.

Para que possamos oferecer nossos serviços com excelência, por questões legais e regulatórias, é condição necessária o tratamento de alguns dados pessoais, o que fazemos com toda segurança e transparência, seguindo os princípios estabelecidos na LGPD (Lei 13.709/2018), garantindo o seu consentimento quando for necessário.

A coleta dos dados pode ocorrer durante sua navegação no nosso site https://smartsave.com.br/ (plataforma), ou acesso via aplicativo da SmartSave. Por isso, pedimos, gentilmente, que você leia atentamente e se manifeste, aceitando e concordando com as disposições aqui previstas.

Se você estiver apenas navegando em nossa Plataforma, mas não seja cadastrado, ou não use os serviços que prestamos, os termos também se aplicam a você, porém, restritos aos dados de “visitante”.

A seguir, os itens que serão tratados nesta Política de Privacidade:

  1. Quais Dados Pessoais coletamos e tratamos;
  2. A utilização de cookies e tecnologias de monitoramento;
  3. Você precisa saber porque coletamos e tratamos esses dados pessoais;
  4. Quando excluímos os Dados Pessoais;
  5. Quem mais terá acesso aos Dados Pessoais e porquê;
  6. Compartilhamento de Dados Pessoais;
  7. Quais os seus direitos com relação a esses Dados Pessoais;
  8. Como armazenamos e protegemos os seus Dados Pessoais;
  9. O que você precisa saber sobre sua conta e senha de acesso?
  10. Qual sua responsabilidade perante seus dados?
  11. As possibilidades legais para tratamento de dados pessoais (bases legais);
  12. Dados de menores de 18 (dezoito) anos;
  13. Alterações nesta Política;
  14. Como fazer uma reclamação.

Se após a leitura desta Política você ainda tiver qualquer dúvida, ou por qualquer razão, precisar se comunicar conosco para assuntos envolvendo seus Dados Pessoais, você pode entrar em contato pelos canais abaixo:

Evelyn Moreno Weck – Encarregada de Proteção de Dados
meusdados@smartsave.com.br.

1. OS DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS E TRATAMOS:

Fonte dos Dados Pessoais. A SmartSave recebe seus dados pessoais, ou coleta de outra forma (legalmente admitida), quando:

VOCÊ AUTORIZA EXPRESSAMENTE A SMARTSAVE A REALIZAR CONSULTAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO (SCR) SOB GESTÃO DO BANCO CENTRAL, BUREAUS DE CRÉDITO E BUREAUS DE DADOS, EMPRESAS ANTIFRAUDE E DEMAIS INSTITUIÇÕES COMPLEMENTARES QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS.

Informações de Cadastro e coletadas para prestação de Serviços:

Essas informações são fornecidas por você no ato do preenchimento de cadastros e formulários, ou pelo acesso às áreas, funcionalidades e serviços da SmartSave. São elas:

Dados de navegação:

São os dados relacionados à sua navegação em nosso site:

Informações compartilhadas por parceiros estratégicos para a prestação do serviço:

Essas informações são coletadas de bureaus de crédito, bureaus de dados, SCP, tais como Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Febraban, ABBC, para fins de confirmação dos dados, análise de crédito, prevenção à fraude, entre outras questões relacionadas à segurança. Essa é uma medida que nos permite o recebimento de dados complementares sobre você, ou a validação dos dados que você nos enviou.

Informações sobre Dispositivos:

A coleta de dados também ocorrerá em relação às informações que você utiliza para acessar a nossa Plataforma. Especificamente:

Outras informações fornecidas por você:

Há a possibilidade de coleta de outras informações, fornecidas ao seu prudente arbítrio. Por questão de segurança, recomendamos que você não inclua seus dados pessoais em comentários e resenhas de serviços, sobretudo no que se refere aos dados pessoais considerados “sensíveis”.

O cliente se responsabiliza pela veracidade e exatidão de todos os dados informados à SmartSave. O cadastramento de dados de terceiros estará sujeito a sanções relacionadas à falsa identidade, ou estelionato, à luz das disposições do Código Penal Brasileiro e outras normativas setoriais, a depender do caso.

2. A UTILIZAÇÃO DE COOKIES E TECNOLOGIAS DE MONITORAMENTO:

No que se refere às atividades realizadas na Plataforma, podemos utilizar determinadas tecnologias de monitoramento, para fins de realização de métricas de performance da Plataforma, identificação de problemas no uso, captação do comportamento dos usuários de forma geral e coleta de impressões de conteúdo.

A tecnologia em questão é denominada “cookies”. Trata-se de um arquivo de texto, inserido no disco rígido por um servidor web, sem capacidade de executar programas nem infectar seu computador com vírus. O objetivo é a melhoria da experiência do cliente, poupar o seu tempo e possibilitar maior eficiência na navegação.

Utilizamos cookies para coletar dados de navegação automaticamente, incluindo informações como tipo de dispositivo (celular ou computador, por exemplo), navegador, páginas acessadas, termos de busca, entre outros.

Os cookies são utilizados, também, para:

É importante registrar que você tem a opção de escolher desativar a utilização de cookies na configuração do seu navegador. Entretanto, algumas funcionalidades da Plataforma podem deixar de funcionar corretamente, caso seja feita essa escolha.

3. VOCÊ PRECISA SABER POR QUE COLETAMOS E TRATAMOS ESSES DADOS PESSOAIS.

3.1. Dados Pessoais Coletados.

As informações coletadas são utilizadas para as seguintes finalidades:

Ressaltamos que todas as informações que possam identificá-lo individualmente, direta ou indiretamente, não serão utilizadas para nenhuma outra finalidade, além das descritas acima (consentimento específico).

3.2. Decisões automatizadas.

A tomada de decisão automatizada ocorre quando um sistema eletrônico, valendo-se de Dados Pessoais, toma uma decisão sem intervenção humana que lhe afete de alguma forma. Parte dos nossos processos utilizam mecanismos de decisões automatizadas e, por isso, garantimos o exercício de seu direito de revisão de eventuais decisões tomadas unicamente com base em tratamentos automatizados, nos termos da lei.

4. QUANDO EXCLUÍMOS OS DADOS PESSOAIS:

Nós estruturamos nossa Plataforma e as nossas operações para que os seus Dados Pessoais não sejam mantidos por mais tempo do que o necessário. Isso significa que nós mantemos os Dados Pessoais somente durante o período em que eles são necessários para a prestação dos Serviços, para as finalidades descritas acima, se formos obrigados por lei, para a defesa judicial ou administrativa ou se tivermos alguma outra razão legítima para mantê-los.

Podemos manter Dados Pessoais de maneira anonimizada, ou seja, sem que tais dados estejam ou possam ser relacionados a você, por períodos maiores.

5. QUEM MAIS TERÁ ACESSO AOS DADOS PESSOAIS E POR QUÊ. Compartilhamento de Dados Pessoais.

Podemos eventualmente compartilhar seus Dados Pessoais com os terceiros identificados abaixo, sendo que, neste ato, você nos autoriza e fornece seu consentimento para realizar o compartilhamento de seus Dados Pessoais de acordo com as finalidades abaixo descritas.

Parceiros de negócios:

Podemos compartilhar seus dados de cadastro com parceiros como as Lojas Help, bureaus de crédito e demais correspondentes bancários, para:

Prestadores de serviços da SmartSave:

Podemos compartilhar seus dados de cadastro e informações de seu dispositivo com prestadores de serviço contratados pela SmartSave, incluindo bureaus de dados e outras agências de dados, bem como acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR, para:

Agentes:

Nós empregamos outras companhias e pessoas ("Agentes") para realizar tarefas em nosso nome, e, portanto, precisamos compartilhar informações dos usuários da Plataforma com tais Agentes para que possamos permitir aos usuários o acesso e utilização da Plataforma e/ou a contratação dos Serviços. A menos que digamos diferentemente, os Agentes não têm qualquer direito de utilizar as informações que compartilhamos com eles além do necessário para nos auxiliar em suas tarefas e/ou para a devida, efetiva e eficiente operação da Plataforma e suas funcionalidades.

Autoridades judiciais, policiais ou governamentais:

Podemos compartilhar seus dados de cadastro, de seu dispositivo e informações de histórico financeiro com autoridades judiciais, policiais ou governamentais ou outros terceiros com quem nós sejamos obrigados por lei, norma regulatória ou ordem judicial a compartilhar os Dados Pessoais, para:

Auditorias:

Podemos dar acesso aos seus Dados Pessoais a empresas de auditoria tão somente para a realização de auditorias nas operações da SmartSave e para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

Operações de fusões e aquisições:

Podemos compartilhar seus Dados Pessoais com potenciais compradores, em caso de venda ou transferência de parte ou da totalidade da atividade comercial, negócio ou operação da SmartSave. Caso a venda ou transferência não sejam consumadas, solicitaremos ao potencial comprador que não faça uso e não divulgue seus Dados Pessoais de qualquer maneira ou forma, eliminando-os por completo.

Qualquer compartilhamento de informações aqui descrito será realizado de acordo com padrões rígidos de segurança da informação, adoção de medidas de salvaguardas e tecnologias aplicáveis, em cumprimento à lei, sobretudo, de forma a proteger o sigilo bancário e sua privacidade.

6. QUAIS OS SEUS DIREITOS COM RELAÇÃO AOS SEUS DADOS PESSOAIS.

Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018 – LGPD), você terá direito de nos solicitar:

  1. A confirmação de que realizamos o tratamento dos seus Dados Pessoais;
  2. O acesso aos seus Dados Pessoais;
  3. A correção de Dados Pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
  4. A anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  5. A portabilidade dos seus Dados Pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os nossos segredos comerciais e industriais, após a regulamentação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados;
  6. A eliminação dos Dados Pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados Pessoais previstas na LGPD;
  7. Informação sobre com quem compartilhamos os seus Dados Pessoais;
  8. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento e as consequências;
  9. Revogação do seu consentimento para o tratamento dos seus Dados Pessoais, quando tratados com base no seu consentimento.

Você pode exercer quaisquer dos direitos por meio do nosso site: https://smartsave.com.br/ ou de qualquer um de nossos Canais Digitais. Caso não possamos, por razões técnicas ou legais, atender ao seu pedido, informaremos os motivos que nos impedem.

7. COMO ARMAZENAMOS E PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS:

Nós armazenamos seus Dados Pessoais de forma segura em locais de acesso restrito, pelo prazo previsto na legislação aplicável.

Adotamos as melhores práticas técnicas e administrativas para proteger os Dados Pessoais de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Ao mesmo tempo, não podemos garantir que o site é um ambiente completamente seguro. Se você tiver qualquer preocupação ou suspeita de que os seus Dados Pessoais estão em risco, por exemplo, se alguém teve acesso à sua senha, por favor entre em contato conosco imediatamente enviando um e-mail para meusdados@smartsave.com.br.

8. O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SUA CONTA E SENHA DE ACESSO?

Temos um compromisso com a sua máxima segurança e de seus dados. Por isso, reforçamos que a sua senha de acesso em nosso site é pessoal e intransferível. É importante que você saiba disso e a proteja, bem como limite o uso e o acesso exclusivamente ao seu computador e dispositivos, prevenindo a ocorrência de eventual acesso não autorizado à sua conta. É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção de sua senha de acesso em local seguro e de acesso restrito.

Recomendamos que a senha não seja óbvia como datas de aniversário ou palavras encontradas em dicionários. A senha deve ser composta de ao menos um caractere maiúsculo, um minúsculo e um número, preferencialmente também com caracteres especiais e alterada periodicamente ou em caso de suspeita de acesso não autorizado.

Se você, por qualquer motivo, acreditar ou suspeitar que sua senha ou conta tenham sido acessados indevidamente, pedimos que entre em contato imediatamente com nossa central de atendimento através do e-mail: suporte@smartsave.com.br.

A SmartSave não utiliza seu endereço de e-mail para nenhuma finalidade que não a de enviar informativos institucionais e conteúdos publicitários. Caso você não deseje receber mais este tipo de e-mail basta clicar no link de “opt out” no rodapé do e-mail.

Nós não solicitaremos nenhum dado pessoal seu por e-mail (como senha, usuário, CPF, matrícula, etc). Assim, caso você receba algum e-mail suspeito em nosso nome, encaminhe-o para o e-mail smartsave@smartsave.com.br para analisarmos e darmos o seguimento adequado.

9. QUAL A SUA RESPONSABILIDADE PERANTE SEUS DADOS?

Você é responsável por:

Nossa Plataforma está em contínuo desenvolvimento, podendo conter erros. Nós não garantimos que:

Ainda, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico, não há meios técnicos de assegurarmos que nossa Plataforma estará livre de perda, interrupção, ataque, vírus, interferência, pirataria ou outra invasão de segurança e, portanto, não nos responsabilizamos por falhas dessa natureza. Caberá a você realizar a instalação de um sistema antivírus.

Nós não nos responsabilizamos por danos ou prejuízos causados por você ou por terceiros em decorrência, ou relacionados a:

Nossa Plataforma pode conter links para outros sites que não são de propriedade ou controlados por nós. Por favor, esteja ciente de que a SmartSave não é responsável pelas políticas de privacidade desses outros sites. E, por isso, recomendamos a você que esteja ciente quando sair da nossa Plataforma e leia as declarações de privacidade de cada site que colete informações de identificação suas. Esta Política se aplica apenas às informações coletadas por este site.

10. AS POSSIBILIDADES LEGAIS PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS (BASES LEGAIS).

VOCÊ PRECISA FORNECER O SEU CONSENTIMENTO PARA A SMARTSAVE PARA USARMOS OS DADOS PESSOAIS CONFORME DESCRITO NESTA POLÍTICA?

O tratamento de Dados Pessoais é permitido pela LGPD em algumas situações, independentemente do consentimento do titular daqueles dados. São as chamadas “bases legais para o tratamento de dados”.

Isso significa que, se você optar por utilizar a Plataforma, em alguns casos poderemos coletar e tratar os seus Dados Pessoais independentemente do seu consentimento (se houver uma “base legal” prevista na LGPD que nos permita fazer isso), como para a execução de medidas preliminares à contratação ou para a execução de contrato com você, para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias, para o exercício regular de direito em contrato ou em processos judiciais, administrativos e arbitrais, para a proteção ao crédito, para a garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos, para legítimos interesses da SmartSave ou de terceiros, entre outras. Em outros casos pediremos o seu consentimento para usar os seus Dados Pessoais.

11. DADOS DE MENORES DE 18 (DEZOITO) ANOS:

Não coletamos, ou conscientemente solicitamos, informações de menores de 18 anos. Usuários menores de 18 anos não devem tentar se registrar para ter acesso aos Serviços ou nos enviar qualquer informação. Se tomarmos conhecimento de que coletamos informações de um indivíduo menor de 18 anos em nossa Plataforma, cancelaremos a conta criada na Plataforma.

12. A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA:

Pela dinamicidade da vida e das leis, poderemos alterar as disposições desta Política a nosso critério e a qualquer tempo.

Toda vez que alterarmos materialmente esta Política, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após:

  1. Serem divulgadas em nossa Plataforma; ou
  2. Serem enviadas a você por e-mail; ou
  3. Serem a você comunicadas de outra forma.

Você deverá verificar a versão atualizada desta Política toda vez que visitar a nossa Plataforma.

Nas hipóteses em que as alterações nesta Política impliquem em mudanças nas nossas práticas de tratamento de Dados Pessoais que dependam do seu consentimento, você será solicitado a consentir com os novos termos desta Política após a alteração para que possa continuar utilizando o site e recebendo os Serviços.

13. COMO FAZER UMA RECLAMAÇÃO:

Eventuais reclamações podem ser realizadas por meio de qualquer um dos contatos da SmartSave, informados no início desta Política.